OS 12 CLUBES BRASILEIROS COM A MARCA MAIS VALIOSA EM 2011
Os clubes que mais cresceram em valor gerado para as suas marcas entre 2004 e 2011 foram: Corinthians com evolução de R$ 581 milhões, Flamengo R$ 366,7 milhões, São Paulo R$ 324,3 milhões, Palmeiras R$ 244,5 milhões, Internacional R$ 195,7 milhões e Grêmio R$ 157,4 milhões. Esses seis clubes foram responsáveis por 79% dos R$ 2,3 bilhões de evolução do valor de marca registado pelos maiores clubes brasileiros entre 2004 e 2011.
OS CLUBES BRASILEIROS COM AS MARCAS MAIS VALIOSAS (VALORES EM R$ MILHÕES)
POS | 2011 | VALOR | VAR % | 2010 | VALOR |
---|---|---|---|---|---|
1 | Corinthians | R$ 867,0 | 16% | Corinthians | R$ 749,0 |
2 | Flamengo (+1) | R$ 689,5 | 10% | São Paulo | R$ 659,8 |
3 | São Paulo (-1) | R$ 664,2 | 1% | Flamengo | R$ 625,3 |
4 | Palmeiras | R$ 452,9 | 2% | Palmeiras | R$ 444,1 |
5 | Internacional | R$ 277,9 | 3% | Internacional | R$ 268,7 |
6 | Santos (+2) | R$ 227,9 | 49% | Grêmio | R$ 222,8 |
7 | Grêmio (-1) | R$ 224,6 | 1% | Vasco da Gama | R$ 156,5 |
8 | Vasco da Gama (-1) | R$ 162,5 | 8% | Santos | R$ 153,3 |
9 | Cruzeiro | R$ 151,3 | 8% | Cruzeiro | R$ 139,6 |
10 | Atlético Mineiro | R$ 150,5 | 36% | Atlético Mineiro | R$ 110,3 |
11 | Fluminense | R$ 135,7 | 30% | Fluminense | R$ 104,2 |
12 | Botafogo | R$ 90,7 | 1% | Botafogo | R$ 89,9 |
A liderança do ranking das marcas mais valiosas do futebol brasileiro apresentou alterações nesses últimos anos. O Corinthians, que figurou em segundo no ranking de 2009 e terceiro em 2004, liderou o ranking de 2010 e de 2011. O Flamengo que foi líder em 2009, e que tinha perdido duas posições e figurou em terceiro no ano passado, ganhou uma posição e ficou na segunda posição nesse ano. Já o São Paulo que estava em terceiro lugar em 2009 e liderou o ranking em 2004 e tinha assumido a segunda posição no ano passado, caiu para a terceira posição em 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário