segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Corinthians - A marca esportiva mais valiosa do Brasil em 2011

OS 12 CLUBES BRASILEIROS COM A MARCA MAIS VALIOSA EM 2011

Pelo terceiro ano consecutivo a BDO RCS publica seu estudo avaliando as marcas dos maiores clubes de futebol do Brasil. A método de trabalho na escolha e análise dos clubes foi a mesma das outras edições, com a utilização de dados financeiros, sondagens junto dos adeptos, informações de marketing de cada clube e dados económicos e sociais dos brasileiros. Desta forma foram identificados quais os clubes detentores das marcas mais valiosas do futebol brasileiro.

Os clubes que mais cresceram em valor gerado para as suas marcas entre 2004 e 2011 foram: Corinthians com evolução de R$ 581 milhões, Flamengo R$ 366,7 milhões, São Paulo R$ 324,3 milhões, Palmeiras R$ 244,5 milhões, Internacional R$ 195,7 milhões e Grêmio R$ 157,4 milhões. Esses seis clubes foram responsáveis por 79% dos R$ 2,3 bilhões de evolução do valor de marca registado pelos maiores clubes brasileiros entre 2004 e 2011.

OS CLUBES BRASILEIROS COM AS MARCAS MAIS VALIOSAS (VALORES EM R$ MILHÕES)

POS2011VALORVAR %2010VALOR
1CorinthiansR$ 867,016%CorinthiansR$ 749,0
2Flamengo (+1)R$ 689,510%São PauloR$ 659,8
3São Paulo (-1)R$ 664,21%FlamengoR$ 625,3
4PalmeirasR$ 452,92%PalmeirasR$ 444,1
5InternacionalR$ 277,93%InternacionalR$ 268,7
6Santos (+2)R$ 227,949%GrêmioR$ 222,8
7Grêmio (-1)R$ 224,61%Vasco da GamaR$ 156,5
8Vasco da Gama (-1)R$ 162,58%SantosR$ 153,3
9CruzeiroR$ 151,38%CruzeiroR$ 139,6
10Atlético MineiroR$ 150,536%Atlético MineiroR$ 110,3
11FluminenseR$ 135,730%FluminenseR$ 104,2
12BotafogoR$ 90,71%BotafogoR$ 89,9

A liderança do ranking das marcas mais valiosas do futebol brasileiro apresentou alterações nesses últimos anos. O Corinthians, que figurou em segundo no ranking de 2009 e terceiro em 2004, liderou o ranking de 2010 e de 2011. O Flamengo que foi líder em 2009, e que tinha perdido duas posições e figurou em terceiro no ano passado, ganhou uma posição e ficou na segunda posição nesse ano. Já o São Paulo que estava em terceiro lugar em 2009 e liderou o ranking em 2004 e tinha assumido a segunda posição no ano passado, caiu para a terceira posição em 2011.

Nenhum comentário: